sábado, 18 de agosto de 2012

Paisagismo


Paisagismo é uma atividade que envolve arte, técnica, bom senso, bom gosto e criatividade. Consiste na criação de espaços funcionais, agradáveis e bonitos, utilizando plantas e outros elementos decorativos.Também hoje denominado por arquitetura da paisagem, sendo definido como a arte e técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou não, de forma a processar o micro e macro-paisagens.
 vista piscina antes do paisagismopiscina após pisopiscina com paisagismo
  Posição e layout da piscina
 Escolha e instalação dos pisos
 Escolha das espécies vegetais

 

AS 3 ETAPAS DO PAISAGISMO
O paisagismo consiste em três etapas: Projeto, Implantação e Manutenção. Por exemplo, se uma pessoa quer fazer o paisagismo de uma área de lazer nos fundos de uma residência, o primeiro passo é fazer o projeto:
Projeto: o paisagista, juntamente com o cliente e o(a) arquiteto(a) pode definir a posição e layout da piscina, da churrasqueira, de um espaço mais íntimo. Depois pode definir os tipos de pisos mais adequados, os elementos funcionais para dar privacidade no solário da piscina, as massas de vegetação para tornar o espaço mais aconchegante, e os elementos estéticos e plantas que irão dar beleza ao jardim.
Implantação: o paisagista pode acompanhar a instalação dos pisos e outros elementos e fica responsável pela compra das plantas, terra, adubos, pedras e o plantio das espécies vegetais e colocação de outros elementos estéticos.
Manutenção: o paisagista é responsável também pelo controle de ervas daninhas, pragas e doenças no jardim, além de podas, adubações periódicas e replantio, para manter o jardim sempre bonito.
  
  
Local durante reforma Local antes do plantioLocal com as plantas
Inicialmente, surgiu como uma simples ornamentação do ambiente, sendo introduzidos posteriormente estudos mais avançados, tornando-se parte da arquitetura.

"Hoje, o paisagismo é altamente tecnificado, sendo aplicado para melhorar tanto a estética, quanto a funcionalidade, segurança, conforto e privacidade dos ambientes."
A profissão de paisagista hoje é exercida por engenheiros agrônomos, arquitetos, entre outros profissionais especializados.




Nenhum comentário: