sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Legumes e verduras cultivados em casa!

1. PROVIDENCIE OS UTENSÍLIOS BÁSICOS
Pá:
 Para abrir as covas na terra. 
Tesoura: Para podar as plantas. 
Luvas: Para evitar pegar doenças como toxoplasmose, encostar em fungos ou pragas, ou se machucar em espinhos. 
Palitos de churrasco: Para apoiar as mudas que estão crescendo. 
Fechos de embalagens como as de pão de forma: Para prender as mudas nos palitos. 

2. PREPARE O SOLO 
Misture metade de terra e metade de composto orgânico ou húmus de minhoca (espécie de "vitamina" para a planta). Cave buraquinhos na distância indicada para cada espécie. Se a horta estiver em vasos, ponha pedras ou cacos de cerâmica no fundo, para a água escoar mais facilmente.

3. PLANTE SUA HORTALIÇA FAVORITA 
Para ter sucesso na empreitada, respeite o calendário de plantio (verifique na tabela da próxima página a época recomendada para cada hortaliça). E não deixe as plantas no breu. Quanto mais escuro for o lugar, mais perto da janela as mudas devem ser colocadas. 

4. LEMBRE-SE DE REGAR Para saber a frequência, nada melhor do que usar o "dedômetro". Se a terra não estiver seca, deixe o regador no armário. Planta encharcada fica fraca e propensa a ter doenças, como fungos - pratinhos embaixo de vasos, portanto, devem ser abolidos. 

5. APOSTE EM REPELENTES NATURAIS 
Inseticidas também matam os bichinhos do bem - por exemplo, exterminar as lagartas vai acabar com as borboletas. Além das opções orgânicas, você pode plantar cravo-de-defunto. Outro modo de afastar pragas é atrair passarinhos. 


                                    

Nenhum comentário: