quinta-feira, 1 de maio de 2014

Entrevista maravilhosa com a Escritora Ale Dossena!

      Olá gente boa ,hoje vim compartilhar com vocês uma entrevista incrível com a escritora e parceira aqui do blog Ale Dossena!
Vocês vão poder conhece-la melhor,além de escritora essa pessoa maravilhosa que ela é!

                                       


                                                      


* Fale um pouco sobre você.

Sou curitibana, escritora e leitora inveterada. Também gosto muito de artes. Com cinco anos aprendi a ler com minha mãe ao pé do fogão a lenha.  Adoro papel, desenhos, livros e cores desde pequena. Recordo dos momentos mais felizes da infância, quando meu irmão mais velho chegava do trabalho e me trazia cadernos e lápis de cor que usava para meus passatempos preferidos: escrever, desenhar e pintar.Sou graduada em Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, Pós Graduada em Administração de Empresas e trabalho em período integral como gerente administrativa. 

* Ser escritora.
* Como iniciou sua carreira como autora?

Quanto às histórias, desde pequena os livros fizeram parte da minha vida e minha paixão por eles vem dos contos de fadas. Quando criança, as histórias da Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida e outras, eram meu mundo da imaginação, onde eu mergulhava para lembrar que a vida é maravilhosa, que sempre existe um final feliz. Na adolescência amava ler Monteiro Lobato, que era cheio de fantasias também. E adorava o tempo livre para estar na biblioteca da escola, meu lugar preferido. Escrever também sempre foi uma paixão e acabou se tornando hábito.

* Fale sobre seus livros ,tempo que levou para escreve-los,como foi a criação deles.
* Você teve dificuldades para publica-los? 
* Quando decidiu que era hora de escrever um livro?

Meu primeiro livro publicado foi uma coletânea de poesias em 2012, intitulada Sonhando & Poetizando. Muitas pessoas que acompanhavam meu blog me motivaram, sempre elogiando meus textos e se identificando com algo que eu escrevia. Então resolvi me lançar como escritora, e nada melhor que juntar todas as poesias engavetadas desde a adolescência, período em que lembro ter começado a escrever. No ano passado (2013) publiquei “O diário de LIrityl”, um livro de contos infanto-juvenis.

* Como estar sendo a repercussão dos seus livros?

Estou muito feliz. Embora tenha minha profissão totalmente fora da área de literatura, o pouco tempo livre tem me trazido muitas recompensas, seja com reconhecimento, convites de parcerias e novas ideias e projetos.

* Já tem um novo projeto ,já estar escrevendo um novo livro,poderia falar um pouco?

Atualmente, me dedico a atender alguns convites que recebi, e também de dois livros que venho escrevendo, uma ficção infanto-juvenil e um romance.

* Quais são seus atores e gêneros favoritos,tem algum livro especial que leu e gostou muito,qual seja ela estrangeira ou nacional?

Quanto a livros, sou muito eclética, mas os meus preferidos são de literatura fantástica. Sou fã de Tolkien e outros autores do gênero. E tenho uma história que me inspira desde criança, “Alice no País das Maravilhas”.

* Qual a dica você daria para os futuros escritores?

Eu costumava dizer que era “aprendiz de escritora”. Até que uma pessoa me disse que isso não existe. Ou você escreve ou não escreve. Eu escrevo e apoio toda e qualquer iniciativa que motive a leitura e a escrita. E como qualquer ofício, a prática leva a perfeição. Por isso, gosto de contar minha história e dizer que vale muito a pena começar. Nunca é tarde para se realizar um sonho.

* Qual a maior riqueza que o livro pode trazer para vida uma pessoa?Por quê?

Eu acredito que livros são tesouros da humanidade. Em algum lugar, alguém pode ler algo e sentir-se melhor. Palavras são mágicas e valiosas.

* Como se sente com a receptividade das pessoas que lera suas obras?

Embora não tenha muito tempo para divulgar, estou surpresa com os comentários positivos de quem leu meus livros. Principalmente “O diário de Lirityl”, que tem conquistado muitos pequenos leitores.

* A respeito da literatura nacional, você acha que a aceitação do público em relação a livros nacionais é maior ou menor hoje em dia?

Acho que nosso país está progredindo no que se refere a incentivar a leitura. Ainda temos muito a caminhar, mas sinto um interesse muito grande em feiras literárias ou outros assuntos ligados à cultura.

* Qual a sua opinião a respeito dos blogs literários? Acha que eles são um incentivo à literatura?

Não só os blogs literários, mas todo e qualquer blog que tenha conteúdo útil e informativo. Toda leitura, desde que sadia, agrega conhecimento, vocabulário e passa a fazer parte da rotina pessoal. Como comentei anteriormente, eu mesma comecei a escrever em um blog antes de publicar meus livros.

* Qual o livro que estar na sua cabeceira ? O que estar achando?

Estou participando de um projeto literário, que une livros com scrapbook, uma das minhas paixões na área das artes. Nesse projeto temos que ler vários gêneros durante o ano, mas coincidentemente, o que está atualmente na minha cabeceira, é do meu gênero favorito e chama-se “O Clã dos Magos”, da escritora australiana Trudi Canavan. A história é muito envolvente!

  Para finalizar, quero agradecer sua participação nessa entrevista, foi um prazer entrevista-la e gostaria de encerrar com um bate-volta com você! 

Uma pessoa;Minha mãe
Um desejo;Uma biblioteca
Um livro;Alice no País das Maravilhas
Uma música;I Have a Dream (ABBA)
Uma comida;Pão de queijo
Uma bebida;Suco de uva
Uma frase;Acredito que mais forte que a sabedoria é a imaginação. Que mais potente que a história é o mito.Que a esperança sempre triunfa sobre a experiência. Que a única cura para a dor é o sorriso. Que mais poderosos que a realidade, são os sonhos. (Robert L. Fulghum)
Filhos; Toda criança que precisa de carinho!            
Dinheiro;Profissão
Felicidade;Momentos
Fama;Ilusão
Religião;Caridade
Falsidade;Decepcionante
Blogueiros;Parceria


Espero que vocês tenham gostado!
Beijinsss!

Nenhum comentário: