quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ex-dançarino da Xuxa conta como saiu do buraco e virou diretor da Globo

                                Vagner Pereira, o Fly: "sou tudo [profissionalmente]. Vou buscar dinheiro e trabalho em qualquer lugar." Divulgação

Vagner Pereira, o Fly: "sou tudo [profissionalmente]. Vou buscar dinheiro e trabalho em qualquer lugar."
Divulgação
Vagner Pereira, o Fly, relata sua trajetória em livro recém-lançado; ele virou empresário e dá dicas em palestras sobre finanças pessoais
“Queria soltar pipa e não tinha dinheiro”. Foi a partir dessa constatação que Vagner Pereira, mais conhecido como Fly, começou a trabalhar aos 13 anos, ainda que informalmente, catando ferro velho na periferia do Rio de Janeiro e encerando o chão dos vizinhos. Tudo a “qualquer troco”.
Hoje, aos 42 anos, Fly, ex-dançarino da Xuxa, é diretor da TV Globo, palestrante de educação financeira e empreendedor do ramo artístico e cultural, dono da Fly Produções.
Entre seus trabalhos, estão a vinheta de fim de ano da TV Globo e a direção do Show da Virada, ambos produzidos em 2013. No fim de dezembro, lançou também o livro “Como saí do buraco”, em coautoria com a roteirista Isadora Andrade (mais informações abaixo).
Fly começou a carreira de dançarino aos 14 anos, quando decidiu montar o grupo de dança “You Can Dance”, inicialmente para fazer sucesso com as mulheres. “Era aquela clássica fase de querer beijar na boca”, recorda.
cpjvuw9xmlm170ibg8care2m4
O projeto, contudo, fez sucesso além do esperado e Fly começou não só a ganhar dinheiro dançando, como também a ficar famoso no Brasil inteiro. Neste período, foi chamado para trabalhar com a Xuxa e com o DJ Malboro.
Ostentação
Jovem e inexperiente, Fly foi levado pelo mundo da fama na década de 1990 e passou a ostentar roupas caras e carros de luxo — estilo de vida que não tinha condições de manter. Foi quando sua carreira atingiu o limite do sucesso e Fly viu-se perdido em meio a dívidas.
No mesmo período, Fly também tornou-se empresário do ramo de academias com a "Dance com o Fly". O empreendimento não deu certo e fechou em menos de um ano — contribuindo ainda mais para a dívida do dançarino.
"Quando vi que quebrei a minha empresa, comprei a parte do meu sócio e pensei em administrar o 'You Can Dance', mas também não deu certo. Cheguei a ter pendências financeiras com bancos, amigos e parentes. Só não me envolvi com agiotas”, recorda o empresário.
Para se reerguer, Fly buscou ajuda na literatura. Chegou a ler “mais de 50 livros” sobre educação financeira e passou dias tentando colocar em prática as estratégias aprendidas. “Aprendi a viver na realidade e não gastar mais do que ganhava. E mais importante ainda, aprendi a negociar com os meus credores”, conta Pereira.
Do buraco, o empresário tirou um aprendizado: passou a investir nos estudos para crescer dentro da TV Globo e a economizar o dinheiro que ganhava na emissora e nos trabalhos que realizava como coreógrafo. Além disso, voltou-se a uma nova profissão: a de consultor e palestrante financeiro.
Nessa reviravolta, a antiga empresa de Fly passou a gerir a carreira do dançarino e também a atuar no ramo de entretimento e cultura. "O que antes dava prejuízo passou a gerar lucro", compara ele.
“O brasileiro sempre reclama do salário, que as contas fecham no vermelho. No lugar de reclamar, ele deve buscar uma nova oportunidade ou aprender a viver com o que ganha, readequando seu padrão de vida. É preciso ser realista”, aconselha Fly.
Multifacetado, o empresário possui quase 4 mil bailarinos cadastrados em sua empresa e realiza em torno de 12 palestras por mês — o faturamento não é divulgado pela companhia.
“Se um dia eu perder tudo novamente, faço palestras, animo festas, vendo produtos porta a porta e até encero a casa dos vizinhos novamente. Sou tudo [profissionalmente]. Vou buscar dinheiro e trabalho em qualquer lugar”, reflete o empresário.
Lançamento do livro
A história do diretor e detalhes de como ele se recuperou financeiramente, após perder tudo em meio a dívidas, estão retratados no livro “Como saí do buraco”, lançado no final de dezembro e escrito em parceria com Isadora Andrade, roteirista da TV Globo.

Patrícia Basilio no IG

5 comentários:

Unknown disse...

Esse livro deve ser muito interessante, sempre gostei do Fly e o trabalho dele desde o You Can Dance.
Ótima dica.
Beijos

Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oi tudo bem?
vim aqui te avisar que indiquei seu blog para responder uma tag :)
http://valmedrado16.blogspot.com.br/2014/01/tag-nacionais.html
bjos

Rosineia disse...

Eu também Aline desde do You Can Dance.

Rosineia disse...

Val vou lá conferir!

Delmara Silva disse...

Que lega,
acredito que leria o livro dele,
gosto de livros que trazem trajetórias de vida e gosto ler pessoas reais dando a volta por cima.

http://soubibliofila.blogspot.com.br/