quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Estudo revela melhoria nas funções do cérebro após leitura


Luiz Teodosio, no Literatortura

“(…) uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada.”
Tyrion Lannister, p.92, A Guerra dos Tronos
Tyrion Lannister tem toda razão em sua afirmação, embora não possa comprová-la cientificamente. A leitura não está ligada apenas à mudança de nossas perspectivas, mas também a um fator fisiológico cerebral, foi o que descobriram os pesquisadores da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA), ao tentarem investigar o impacto de uma história em nosso cérebro.
O teste procedeu-se da seguinte maneira. Foram recrutados 21 estudantes para lerem um livro intitulado Pompéia, de Robert Harris, lançado em 2003. Segundo o neurocientista Gregory Bens, diretor do Centro de Emory, a escolha do livro foi devido a sua narrativa instigante. Nos primeiros cinco dias, os alunos, em estado de repouso, passaram por uma ressonância magnética funcional. Pelos nove dias seguintes, leram uma parte do romance à noite até finalizá-lo.Por fim, responderam algumas perguntas para comprovarem que realmente haviam lido o romance e foram submetidos à nova ressonância.
Os resultados mostraram elevada conectividade no córtex temporal esquerdo, área ligada à percepção da linguagem. Além disso, uma região do motor sensorial do cérebro, associado à capacidade de criar sensações para o corpo, também apresentou alta conectividade; ou seja, se você pensar em correr, acabará ativando os neurônios ligados a execução dessa atividade. Isso demonstra, por exemplo, quequando nos colocamos no lugar do protagonista, há não apenas uma mudança psicológica, mas também biológica no cérebro.
Contudo, esses benefícios duraram apenas alguns dias nos estudantes. Bens sugere que os resultados são variáveis, e que os romances favoritos de cada leitor podem ter um efeito mais duradouro. Logo, é necessário continuar lendo para manter a mente sempre afiada.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia!Obrigada pela visita.
Amei seu blog e ja estou seguindo. Sucesso!

Karine Marinho disse...

Não precisava de mais incentivos para ler KKKKKK' Mas agora eu tenho uma desculpa para cada pessoa que vir reclamar.

Beijos,K.
Girl Spoiled

Jéssica Soares disse...

Curti a notícia! haha Isso porque pegaram estudantes depois de lerem um livro, imagina se eles fazem esse estudo com essa blogosfera que nunca para de ler!! E toda vez que a minha reclamar que estou comprando livros demais, vou mostrar essa notícia para ela haha Bjs
Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

Rosineia disse...

Pois é meninas vamos continuar lendo para mantermos as nossas mentes sempre afiadas,rsrs!
Beijinss!

Instinto de Leitura disse...

Oii, tudo bom?
Adorei o texto!
Acho que a leitura, se não for feita de uma maneira exagerada ne, deixando de trabalhar/estudar/fazer outras coisas, é uma das melhores coisas para as pessoas, só trás benefícios!

Beijoss
Thaís - Instinto de Leitura

Janna disse...

Oiii
Ler realmente é tudo de bom e faz bem de diversas maneiras, gostei da matéria, eu que já leio igual uma doida rsrs, tenho motivos a mais para continuar lendo.

Beijos!!!

@jannagranado
@lpdiversao
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Nadja Moreno disse...

Oi querida!

Somente hoje que vi seu comentário lá no meu blog sobre troca de banners! Já inseri o seu lá ok?

o meu fica na sidebar do blog:

http://escrev-arte.blogspot.com.br

Qualquer dúvida estou à disposição.

Obrigada! Beijos!!