terça-feira, 18 de setembro de 2012

Nutrição infantil


10 dicas da nutricionista para seu filho se alimentar bem



Seu filho faz birra para comer? Confira dicas da nutricionista para que ele se alimente bem sem reclamar.

10 dicas da nutricionista para seu filho se alimentar bem

1. Faça refeições em família
"Os pais estão sempre tão apressados que não se sentam com os filhos. A família tem de fazer pelo menos uma refeição por dia (almoço ou jantar) junta", diz a nutricionista Priscilla Primi Hardt. Se sua rotina é apertada, resgate o momento da família reunida sempre que possível, nem que seja apenas nos fins de semana.

2. Dê o "exemplo"
A gente só aprende a comer vendo alguém comer", diz a nutricionista. Não adianta oferecer frutas, legumes e verduras para seu filho se ele só vê fritura e comida industrializada nas refeições dos pais. "A criança não vai acreditar que você come alimentos saudáveis só porque diz que faz isso."

3. Procure ajuda de especialistas
O pediatra vai avaliar o desenvolvimento do seu filho para ver se está crescendo e ganhando peso corretamente. Um nutricionista pode ajudá-los a criar um cardápio completo.

4. Leve-os às compras e para a cozinha
Apresente os alimentos. "E ajudar na preparação vai despertando a curiosidade em relação à comida", ensina Priscilla. Claro que a ajuda tem que respeitar os limites da criança: ela deve passar longe do fogo e das facas!

5. Misture ingredientes de que seu filho goste com outros novos
Ele adora suco de laranja? Ponha outras frutas na bebida. Legumes e verduras podem ser misturados a purês ou virar recheios de omelete, por exemplo.

6. Substitua um alimento pelo seu equivalente
Se seu filho não come agrião, tente outra folha escura, como espinafre. Não quer grão-de-bico? Vá de lentilha. Não gosta de frango? Dê ovo ou carne. Faça as substituições sempre dentro do mesmo grupo alimentar.

7. Corte as guloseimas entre as refeições
Defina horários para café, alomoço, lanche e jantar,e não ceda. Tenha paciência e não desista de dar a seu filho uma boa alimentação.

8. Ponha a criançada para gastar energia
Atividade física abre o apetite. Vale tanto praticar esporte quanto ir ao parque, pular corda ou andar de bicicleta e skate.

9. Insista nos alimentos essenciais
"A proteína é a matéria-prima para ‘esticar’, e o carboidrato dá energia para crescer", ensina a nutricionista. Se seu filho não quer comer nada, "no desespero, ofereça um sanduíche de pão, presunto e queijo. Não dá para virar rotina, mas é um socorro válido porque tem proteína e carboidrato".

10. Evite pôr muita comida no prato
Variedade é mais importante que quantidade. "Coloque o suficiente para a criança conseguir comer tudo. Quando ela termina a refeição, isso também é uma vitória para ela", diz Priscilla. O excesso de comida pode causar um sentimento de derrota. "Deixe seu filho pedir mais e ensine que nem é educado encher o prato."

Agora ficou mais fácil daruma boa nutrição a seu filho. Para maiores informações consulte um médico eum nutricionista.





Nenhum comentário: