quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nota baixa pode ser falta de óculos


Atenção, pais: a dificuldade para enxergar é um dos fatores que levam a criança a ir mal na escola. Veja se é esse o caso do seu filho.



Às vezes, a criança que parece desatenta, na verdade, não está enxergando bem. E isso afeta todo tipo de aprendizado, já que a relação dela com o mundo exterior está comprometida pela visão.
Ele pode ter algum problema de visão se...
... acompanha a leitura com um dedo. Isso pode ser sintoma da síndrome do olho preguiçoso, na qual as crianças veem as palavras muito próximas umas das outras, dificultando a leitura.
... reclama de dor de cabeça (ou na testa!) com frequência. Principalmente se essa queixa aparecer quando estiver na escola ou fazendo as tarefas de casa.
... aproxima livros do rosto na hora de ler. Vale investigar se ele também fizer isso ao escrever a lição de casa com o rosto bem colado no caderno.
... se senta perto demais da televisão. Mesmo com o tamanho maior dos aparelhos, o pequeno ainda cisma em ficar bem pertinho, seja para ver TV, seja para jogar videogame.
... aperta muito os olhinhos para enxergar algo distante ou para ler. Isso pode mostrar que ele está fazendo esforço para conseguir focar os objetos.
... lacrimeja mais do que o normal. Isso atrapalha a visão e acontece quando a criança não dorme com os olhos totalmente fechados, ressecando-os à noite.
... coça demais os olhos. Pode ser tanto um problema de visão como uma conjuntivite. Com o tempo seco, esse incômodo pode piorar ainda mais.
... tapa um dos olhos com a mão fazendo a lição de casa ou brincando. Isso pode ser um sinal de estrabismo (entenda o que é na página ao lado).
... mostra dificuldade para ler, mesmo já sendo alfabetizado. Pular linhas de um texto ou se perder na hora de ler uma palavra podem ser sintomas de estrabismo ou astigmatismo (entenda o que é na página ao lado).
Se o seu filho apresentar qualquer um dos sintomas ao lado, leve-o ao oftalmologista e tire suas dúvidas. Segundo Renato Neves, cirurgião oftalmologista da Eye Care Hospital de Olhos, os tratamentos de alguns problemas de visão alcançam ótimos resultados quando diagnosticados e corrigidos antes dos 7 ou 8 anos”, explica.
Entenda o diagnóstico
Miopia: dificuldade para enxergar de longe. O problema pode ser corrigido com o uso de óculos.
Hipermetropia: dificuldade para enxergar de perto. Também é indicado o uso de óculos.
Estrabismo: os olhos não são alinhados – cada um aponta para uma direção. Solução: cirurgia ou óculos.
Astigmatismo: dificuldade para focar os objetos – visão distorcida.
Glaucoma: aumento da pressão dos olhos, que danifica o nervo óptico e pode levar à cegueira se não cuidada. “Não tem cura, mas há formas de tratar”, diz o oftalmologista Dalton Kitakawa, do setor de glaucoma do Centro de Oftalmologia Tadeu Cvintal.
Fonte: Renato neves, cirurgião oftalmologista da Eye Care Hospital de Olhos

Nenhum comentário: