sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Livro permite que leitor sinta as emoções dos personagens fisicamente


Com um colete e sensores na capa do livro, o leitor pode sentir tristeza, empolgação, até vergonha!
Livro transmite as sensações do protagonista (Foto: Reprodução/Vimeo)
A partir de um projeto chamado “Ficção Sensorial”, os pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, criaram um protótipo de livro que permite que o leitor sinta fisicamente sensações relacionadas às emoções dos personagens da história.
Funciona assim: o leitor veste uma espécie de colete que possui vários controles e começa a ler o livro. A capa deste possui uma série de mecanismos – em sua maioria, luzes – que são acionados de acordo com a página em questão. Desta forma, o colete e o livro trabalham em conjunto.
Toda vez que o leitor vira a página, o livro se programa para começar a transmitir as sensações daquela parte da história em particular. Por exemplo: se o protagonista está assustado, o colete faz uma leve pressão no leitor, de forma que ele sinta um ‘aperto no peito’. Ou, se o personagem estiver triste, as luzes do livro se ajustam para refletir tal emoção.
O livro escolhido para ser utilizado como o primeiro protótipo foi ‘The Girl Was Plugged In’, ficção científica da autora Alice Sheldon (sob o pseudônimo de James Tiptree Jr.), publicado pela primeira vez em 1973.
livro2



Publicado na Época Negócios

Um comentário:

Bia Gonçalves disse...

A primeira coisa que eu pensei: nossa imagina o preço desse livro!! Rose ele deve ser super caro rsrsrs, mas isso não significa que eu não fiquei louca por ele. Adorei o post.
Beijos,
aculpaedosleitores.blogspot.com.br