domingo, 1 de dezembro de 2013

Quem era Alice?

Alice no País das Maravilhas, escrita por Lewis Carroll, é uma história intrigante de uma garota que, devido a sua curiosidade extrema, segue um coelho branco, que ela jura estar de casaca e relógio de bolso. Nessa busca, Alice acaba se perdendo, passando o resto do tempo a procura do caminho de casa.
A história da ficção tem um final feliz, mas quem foi Alice na realidade?


A televisão e o cinema já reproduziram essa história algumas vezes, mas é claro tudo a partir do ponto de vista exclusivamente da obra de Lewis Carroll. Mas sabemos que a maioria das histórias de ficção são baseadas de alguma forma em alguma realidade, que pode perfeitamente ter sido adaptada para o contexto e para o universo que o autor pretendia retratar. E com Alice não foi nada diferente.
                                   
                              images9LHG43Z2.jpg
Alice Liddell era uma garotinha muito imaginativa, que tinha uma amizade misteriosa com um estranho de 31 anos chamado Charles Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll. Na época em que Lewis a conheceu, Alice tinha apenas 7 anos de idade. E eram bastante frequentes os seus passeios com a garota de canoa pelo lago, que levavam quase que um dia inteiro. A história escrita por Lewis Carroll e que ficou conhecida pelo mundo inteiro, tem várias versões, algumas bastante inocentes, outras trágicas. Alguns dizem que Alice chegou a ser internada em um sanatório, outros dizem que era apenas uma garota muito agitada e com uma imaginação fértil.
O sucesso da obra “Alice no país das Maravilhas”, lançada em 1865, foi tão grande que invadiu os desenhos animados e as telas de cinema e fizeram grande sucesso, como a ultima versão, dirigida por Tim Burton. 
                               alice_31.jpg
Mas nenhuma dessas versões chegou perto de representar Alice da forma como ela realmente era.
O suposto romance entre o homem de 31 anos e a garotinha de 7 terminou quando seus pais descobriram que Lewis tinha o hábito de fotografar meninas da idade de Alice nuas. Eles então cortaram todos os contatos entre os dois, e Alice e Lewis nunca mais se viram pessoalmente. Essa amizade implicou em muitos problemas para o futuro de Alice, que, quando jovem, se apaixonou por um rapaz chamado Leopold, com quem não pode se casar por causa da desconfiança da sociedade da época. As pessoas provavelmente pensavam que Alice e Lewis tinham tido algo a mais.
Depois de alguns anos, Alice decidiu se casar com o primeiro que aparecesse e lhe pedisse a mão, e assim foi, tornando-se a Sra. Hargreaves.


Lewis chegou a ver uma foto de Alice depois de adulta, quando já era uma mulher casada e com filhos, porém alegou que preferia a menina que ela fora há tempos.

  

                                 image011.jpg



publicado em por
http://lounge.obviousmag.org/advibe/2013/11/quem-era-alice.html 

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Rose,
Adorei esse post.
Sou apaixonada pelo história e achei muito interessante saber a base dela.
Parabéns!
beijos

Aline
literalizandosonhos.blogspot.com.br

Tammy (Livreando) disse...

Olá :)

Que interessante saber a história por trás de uma personagem... principalmente uma personagem como Alice.

Beijinho,
May.

Livreando