quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra

Data é celebrada em 20 de novembro para lembrar Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por tropas coloniais em 1695.

                                                     Pintuira retrata o herói nacional Zumbi dos Palmares Foto: Wikimedia Foundations / Reprodução 

 

Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.


Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais. "É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo", afirma. A lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A adoção dos feriados fica por conta de leis municipais. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.
 Dia da Consciência Negra: menos de 20% das cidades aderem ao feriado

Para representante da Fundação Cultural Palmares, baixo número reflete a 'desconsideração do poder público' com as temáticas raciais; veja onde é feriado.

De acordo com a representante da fundação em São Paulo, Cidinha da Silva, o baixo número reflete a desconsideração, por parte do poder público, com as temáticas raciais. Cita o exemplo de Curitiba (PR), cujo Tribunal de Justiça (TJ), por meio de decisão liminar, suspendeu o feriado que seria celebrado pela primeira vez na cidade. "É uma atitude proporcional à pouca importância que a política atribui à data".
Goiânia (GO) é outra capital em que servidores públicos e comércio trabalharão normalmente. De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, os magistrados consideraram que a Câmara Municipal não poderia instituir o feriado "pois o Dia da Consciência Negra não possui natureza religiosa".
Para Cidinha, a luta pela implementação do feriado deve ser uma demanda da própria sociedade civil dos municípios. "É preciso mobilização. Essa data impulsiona um trabalho que, para a fundação, é constante: o de tentar aumentar os espaços para a cultura negra", afirma.
E não se trata apenas de folclore, alerta ela. A efeméride significa "renovação do espírito de luta" para deixar um pouco de lado os aspectos de entretenimento e migrar para a discussão das políticas culturais que valorizem as matrizes africanas. "Combate ao racismo e à discriminação racial são atitudes do ano inteiro. O que necessitamos é um salto de qualidade no que diz respeito às vivências das manifestações culturais negras", diz.
As capitais em que o feriado está em vigor são Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

 http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/qual-a-origem-do-dia-da-consciencia-
negra,29c1125444272410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

 http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,dia-da-consciencia-negra-menos-de-20-das-cidades-aderem-ao-feriado,1098687,0.htm

Nenhum comentário: