sábado, 4 de maio de 2013

Os benefícios da água oxigenada


                                                  


Está circulando nas redes sociais uma série de informações sobre os benefícios da água oxigenada. Um produto barato e simples, que gera algumas dúvidas sobre sua real eficácia e o uso adequado de acordo com cada volume.
Para saber o que é mito ou verdade, conversamos com o Farmacêutico-Bioquímico e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFOP, Levi Eduardo Soares Reis. Veja abaixo:
A água oxigenada realmente pode ser usada para tudo?
A água oxigenada (H2O2) ou peróxido de hidrogênio é o protótipo dos peróxidos, sendo indicada para diversas situações. Porém nem todas as funções atribuídas a ela são verdadeiras e se não utilizada com orientação pode acabar sendo prejudicial em determinadas situações.
A água oxigenada se decompõe rapidamente e libera oxigênio quando entra em contato com a catalase, enzima encontrada no sangue e maioria dos tecidos. Este efeito pode ser reduzido na presença de matéria orgânica. Com isso ela pode ser útil na remoção de material infectado através da ação mecânica do oxigênio liberado, limpando a ferida muitas vezes melhor que solução fisiológica ou outros desinfetantes. Sendo assim, funciona como um desinfetante, higienizando o local e matando os microorganismos. Mas não deve ser aplicada em cavidades fechadas ou abscessos de onde o oxigênio não possa ser liberado.
H2Oserve para tirar manchas da pele?
A água oxigenada pode ser usada para tirar manchas da pele. Muitas pessoas confundem a água oxigenada de clarear os cabelos (consistência cremosa, e que pode causar irritação) com a água oxigenada utilizada para limpar ferimentos (de consistência líquida),que é mais comumente vendida na farmácia. A água oxigenada é considerada um agente poderoso na destruição de bactérias e fungos que possam infectar a pele. Mas é preciso ficar atento, apesar dos benefícios deve ser usada com cuidado e sempre com a supervisão de um médico dermatologista.
 A água oxigenada pode ser usada na boca para higienização e para clareamento dos dentes?
Para utilizar a água oxigenada com esta finalidade é preciso muito cuidado. Uma solução de água oxigenada deve estar na proporção correta para não causar danos às gengivas, torná-las mais sensíveis ou até agravar gengivites. A água oxigenada usada nos enxaguantes bucais para clareamento dos dentes está balanceada e diluída juntamente com outras substâncias que também protegem as gengivas.  Usar a água oxigenada pura, sem acompanhamento do dentista, pode produzir sérias lesões nas gengivas.
Qual é a orientação sobre os volumes? E qual  é o ideal para cada tipo de situação?
Nos rótulos, comercializados geralmente em farmácias, aparece a indicação do tipo: 10 volumes, 20 volumes, etc. Sendo que, quanto maior o volume mais concentrada será a solução. Quando a concentração de peróxido de hidrogênio é muito alta (100 volumes), a solução apresenta aspecto viscoso. Neste caso é usada em laboratório e indústrias. Geralmente, a água oxigenada na concentração de 10 volumes é utilizada como agente bactericida em ferimentos externos, em gargarejos e para remover esmaltes em unhas, devido à menor concentração e por que possui ação antisséptica.



Fonte;Blog do Portal Minas Saúde

Nenhum comentário: