terça-feira, 9 de outubro de 2012

Oito alimentos e dicas essenciais para o seu bebê crescer forte e saudável

Está provado: uma alimentação nutritiva nos dois primeiros anos ajuda a prevenir problemas na vida adulta, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, além de evitar alergias e obesidade. Saiba quais são os ingredientes que não podem faltar no cardápio de seu filho, segundo o nutrólogo Luiz Anderson Lopes e o pediatra Victor Nudelman, ambos de São Paulo.

1. Macarrão

macarrão, assim como o arroz, a batata, a mandioca, o inhame e o cará, faz parte do grupo de alimentos chamados de carboidratos, usados como combustível pelo organismo. Vêm dele as calorias necessárias para sustentar todos os processos metabólicos.

2. Milho

milho participa do grupo das gorduras, que conta também com alimentos como oabacate, o grão-de-bico e a soja. Além de fonte de energia, as gorduras são importantes para a formação do sistema nervoso e a absorção das vitaminas A e D.

3. Ovo

Ao lado das carnes, do grão-de-bico e da soja, o ovo compõe o grupo das proteínas. Sua missão é fornecer aminoácidos, os "tijolinhos" que constituem as células de todos tecidos e órgãos do organismo e respondem pela renovação da pele, dos músculos e dos ossos. As proteínas de origem animal são as mais completas.

4. Brócolis

Brócolis são uma boa fonte de cálcio, junto, claro, dos laticínios, como leite, iogurtequeijo, que são os alimentos mais ricos nesse mineral fundamental para a constituição de ossos e dentes.

5. Carne vermelha

As carnes vermelhas são a principal fonte de ferro para o organismo. O ferro participa da formação das células vermelhas do sangue, que transportam oxigênio para as células. Sua carência causa anemia. Verduras de folhas escuras, como agrião ecouve, também fornecem o mineral.

6. Cenoura

A cenoura tem vitamina A, que é indispensável para a saúde dos olhos e o fortalecimento do sistema imunológico. Outras boas fontes de vitamina A são:beterraba, mamão, abóbora, brócolis, espinafre e ovo.

7. Banana

A banana traz vitaminas do complexo B, que atuam na saúde do sistema nervoso, da pele, dos olhos e dos cabelos e exercem importante papel na absorção de outros nutrientes. Boas fontes também: espinafre, brócolis, rúcula, almeirão, abacate, abacaxi, soja, gema de ovo e cogumelos.

8. Laranja

A laranja oferece vitamina C, que é antioxidante e aumenta a resistência do organismo contra infecções. Além dela, as crianças também podem consumir goiaba, pimentão, acerola e todas as frutas cítricas, como maracujá, tangerina etc.

É bom saber

Do primeiro para o segundo ano, a criança não cresce nem metade do que cresceu nos primeiros 12 meses. Então, é natural que coma menos do que quando ainda era bebezinho", afirma o médico Ary Lopes Cardoso, de São Paulo, por isso as mamães não devem ficar tão procupadas.

Dicas para o seu bebê "raspar o prato"

1. Só colocar as refeições à mesa quando o ambiente estiver calmo, com a TV desligada.

2. Reservar um período de descanso antes da refeição ou do lanche. Quando está cansada ou agitada, a criança perde o interesse pela comida.

3. Sentar o bebê no cadeirão para que ele se concentre na refeição.

4. Dar a comida não muito quente, umedecer os alimentos crus, deixar os vegetais pouco cozidos e fazer arranjos visualmente agradáveis no prato facilita a aceitação.

5. É melhor servir pequenas porções, deixando claro que o bebê poderá repetir, se quiser.

6. Evitar o consumo de leite e suco de frutas nos intervalos das refeições, oferecendo apenas água para saciar a sede, preserva o apetite.

Para maiores informações consulte um pediatra e um nutricionista.


                           Oito alimentos e dicas essenciais para o seu bebê crescer forte e saudável





Fonte: M de Mulher, Claudia

Nenhum comentário: