terça-feira, 7 de outubro de 2014

Resenha - Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

ISBN: 9788580573299
Tradutor: Beatriz Horta
Autor: JoJo Moyes
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Intrínseca

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
 
Mim apaixonei pelo livro através das resenhas positivas que  eu vi nos blogs no qual participei.Amei a leitura,os personagens,a história e quero comprar os outros dois livros da autora!
 Will  é um personagem de gênio forte e é bem determinado, mesmo sendo muito mal humorado me apaixonei por ele desde o primeiro instante, por trás daquele temperamento havia um homem educado, cavalheiro, romântico, inteligente e de muito bom gosto.
 Will era um homem ativo e cheio de vigor, que adorava aventuras. Mas sua vida muda completamente quando, em uma noite chuvosa, sofre um acidente. Desde então fica tetraplégico.
 Louisa Clark é uma mulher de 26 anos que ainda mora com os pais, trabalha como garçonete em um café em uma pequena cidade na Inglaterra e tem um relacionamento de quase sete anos, mas sem muito envolvimento, com Patrick, um atleta completamente obstinado. Totalmente acomodada à sua vida ela não tem ambições, de forma que seu maior desejo é que as coisas continuem exatamente como estão. No entanto ela vê sua vida de cabeça para baixo quando o dono do café onde trabalha decide fechá-lo. Sem estudo e sem saber fazer outra coisa na vida.
Dois anos depois, Louisa, desempregada, acaba conseguindo um emprego como cuidadora para um deficiente, que por acaso é Will. Ela tem um contrato de trabalho de seis meses, e é justamente neste período que tanto sua vida, quando a de Will irão mudar para sempre, e eles jamais serão os mesmos.
A forma como ela escreveu,  abordando temas delicados com muito tato e sensibilidade, e construiu de forma muito real sua história, nos mostrando um mundo cheio de dificuldades para quem tem deficiência ou limitações. Nos trazendo diversos pontos nos quais podemos refletir sobre o que é certo e errado, e em diversos momentos nos mostrando de forma muito esclarecedora como é possível sim um tetraplégico, ou alguém que possui algum tipo de deficiência semelhante, viver! Muitos, assim como Will, perdem o gosto pela vida e desistem de lutar. Outros, parecem ganhar ainda mais gosto pela vida, e se agarram a ela com unhas e dentes, e muita de terminação. Vemos isso na TV, e em histórias de pessoas que encontram em pequenas coisas o gosto pela vida, mesmo numa adversidade como a deficiência, que muda toda a visão da pessoa em questão. Mas sempre há os dois lados. E é triste ver como a deficiência é degradante e humilhante em muitos casos. 
 A narrativa é em primeira pessoa e é feita pelo ponto de vista da Louis, apenas o prólogo nos mostra a visão de Will.  
Chorei muito ,senti na pele a história ,vivenciei,levei dias para cair na real,sair recomendando para todos meus amigos,uma delas já leu e comprou um dos outros livros da autora,Jojo Moyes fez um excelente trabalho, e escreveu um livro maravilhoso só recomendo do fundo do meu coração faz agente refletir muito sobre vários aspectos de nossas vidas!

Nenhum comentário: